9.7.10

AS PRAGAS DO EGITO

A PRIMEIRA PRAGA
As águas do rio se tornaram sangue, os peixes que estavam no rio, morreram, e o rio passou a cheirar mal. Não havia água sequer para beber! E mesmo assim Faraó não libertou o povo.
A SEGUNDA PRAGA
Os rios produziram rãs em abundância e cobriram a terra do Egito. Faraó então chamou a Moisés para que o Senhor tira-se as rãs que ele deixaria o povo ir. Então as rãs morreram. Vendo, porém, Faraó que havia alívio, continuou de coração endurecido e não ibertou o povo.A TERCEIRA PRAGA
Disse o Senhor a Moisés: Diz a Arão para ferir o pó da terra com o cajado para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. E houve muitos piolhos nos homens e no gado. Todo o pó da terra se tornou em piolho. E mesmo assim Faraó não libertou o povo.
A QUARTA PRAGA
Moisés apresentou-se a Faraó mais uma vez e pediu para que liberta-se o povo, do contrário seria enviado enxames de moscas sobre ele e sobre osegípcios, e também a terra em que eles estiverem. Mas Faraó continuou com seu coração duro e não permitiu que o povo fosse liberto.
A QUINTA PRAGA
Mas uma vez Moisés foi falar com Faraó e pediu para libertar o povo, caso contrário lançaria a peste sobre o rebanho, os cavalos, os jumentos, os camelos, o gado e sobre as ovelhas dos Egípicios. E o Senhor fez distinção entre os rebanhos de Israel e do Egito para que nada morra de tudo que pertence aos filhos de Israel. E assim se fez! Morreram todos os animais dos Egípcios. Faraó então viu que nada havia acontecido com os animais dos Israelitas, então não libertou o povo.
A SEXTA PRAGA
Moisés lançou cinzas no céu do Egito, que se tornou tumores transformado-se em úlceras. Atacando apenas os Egípcios.
A SÉTIMA PRAGA
O Senhor disse a Moisés: Estende a mão para o céu, e cairá chuva de pedras em toda a terra do Egito. E Moisés assim o fez. Mas Faraó não permitou que o povo fosse liberto.
A OITAVA PRAGA
Faraó se recusava a libertar o povo... Então o Egito foi coberto por gafanhotos. Erão tantos gafanhotos que a terra se escureceu! E devoraram toda a erva da terra e todo fruto das árvores. Mas Faraó não libertou o povo.
A NONA PRAGA
Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar. E por três dias houve trevas no Egito. De modo que não se viam uns aos outros. Porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações.Então Faraó disse que libertaria o povo, mas pediu para que os rebanhos e o gado fica-se. E Moisés disse que nem uma unha ficaria no Egito. Mas Faraó voltou atráz e não os deixaram ir!
A DÉCIMA PRAGA
Deus lançou a última praga sobre o Egito.
Todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito do Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito de sua serva e todo primogênito dos animais. Menos dos filhos de Israel, desde os homens até os animais. E assim foi feito. A noite, Faraó e todos os Egípcios, clamaram, pois não havia casa em que não houvesse morto. Então naquela mesma noite Faraó chamou Moisés e Arão e libertou o povo Israelita.

DICAS DE ATIVIDADES

Criei esta atividade no Microsoft Office Publisher, em formato de folheto!
Com o objetivo de que as crianças levem para casa e possam pintar com os pais. Para que os mesmos possam dar um apoio extra! Até porque as crianças são curiosas... Vão comentar com os pais.



Para as atividades em classe, você poderá usar as figuras numeradas, como mostra na explicação das 10 Pragas. Para crianças acima de 4 anos você poderá usar as Atividades Divertidas.

Clique aqui para atividades numeradas.
Clique aqui para atividades divertidas.

ATIVIDADES DIVERTIDAS