1.8.10

A IMPORTÂNCIA DOS PAIS


Ser pai não é uma tarefa fácil. Cuidar das responsabilidades da casa, liderar a família, sustentar os filhos, ser conselheiro, ter autoridade. Quando Deus instituiu a família, Ele decidiu que o homem deveria ser o cabeça, e ser exemplo.

Em dias em que a sociedade está tão conturbada e os valores deturpados, há um exemplo de pai que deve ser seguido. DEUS é o maior exemplo do amor, do cuidado, da autoridade e da liderança de um pai. Ele nos chama de filhos, e nos faz co-herdeiros com o Primogênito de muitos irmãos, Jesus Cristo.

Nunca se esqueça: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Coríntios 6.18).

Fonte: http://www.clamor.com.br/noticias/deus-como-nosso-pai/


Clique aqui e saiba como criou-se a data comemorativa do dia dos pais.

A DATA COMEMORATIVA


O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.


História
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Comemoração
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bherig, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais

LEMBRANCINHA PARA DIA DOS PAIS



ATIVIDADES DIA DOS PAIS



COMEMORANDO O DIA DOS PAIS

DINÂMICA

Providenciar caixas de vários tamanhos, uma deve caber dentro da outra, de forma que a maior contenha todas as outras. Dentro de cada caixa coloque um cartão contendo uma ordem e embrulhe cada uma como para presente.

Dirigente: Vamos convidar, neste momento, alguns pais para estarem aqui à frente e serem homenageados, homenageando assim todos os pais presentes.

Dirigente: Convidamos o pai mais idoso (quando este estiver à frente, entregue-lhe a caixa maior que comtém as outras caixas e peça-lhe que abra o presente) Ao abrir, encontrará um cartão e a segunda caixa. No cartão, que deve ser lido em voz alta, estará escrito: “Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai mais jovem.”

Dirigente: Convidamos o pai mais jovem (A dirigente abraça o pai mais jovem, entrega-lhe a segunda caixa e pede para que abra) Ao abrir, o pai encontrará outra caixa e o segundo cartão, onde lerá: “Queira nos desculpar, mas este presente é para o pai mais alto.

Dirigente: Dos pais aqui presentes, qual é o mais alto? Venha aqui à frente. (A dirigente parabeniza este pai, entrega-lhe a terceira caixa e solicita que abra) Ao abrir encontrará outra caixa e um cartão, onde lerá: “Desculpe-nos, mas este presente é para o pai mais baixo”

E assim por diante. Crie outros motivos para homenagear os pais, como por exemplo: “O pai que stem mais filhos e etc. Cada pai participante da homenagem deve receber um presente simples (uma caneta ou uma meia) e a última caixa deve conter as lembranças especialmente preparadas para aquele dia e o cartão: “Distribua estes presentes entre todos os pais”.

* Para não tumultuar, colocamos uma frase para que o último pai lê-se para todos os pais e demos a lembrancinha para as crianças entregarem! Os demais pais que não tinha filhos pequenos, nós (tias) que entregamos.

********************************************

JOGRAL – DIA DOS PAIS

HOJE É O TEU DIA... ESCUTA PAPAI!

INSTRUTORA: Pela família que escolheste para mim...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelo meu lar e pedacinho do céu, que construíram...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelo beijo que me dás cada manhã, quando vais para o trabalho...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelo meu primeiro livro, quando entrei na escola...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelos brinquedos que me dás, de vez em quando ou de vez em sempre...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelas broncas/palmadas, poucas ou muitas, no lugar preciso e na hora certa...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelas tardes de sábado, domingo ou feriado que ficas em nossa companhia...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Pelo honrado nome que herdei e pelo que tenho de parecido contigo...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Porque tu és bom, generoso, terno, amigo, trabalhador e corajoso...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Porque em tudo és um verdadeiro exemplo para a família e amigos...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

INSTRUTORA: Porque tu me ensinaste o caminho do bem e do dever...

CRIANÇAS: Eu te agradeço papai!

CRIANÇAS: Nós te agradecemos, Papai do Céu, e te pedimos que abençoes ricamente nosso papai, hoje e sempre. Amém.



OBS: Nesse jogral fizemos algumas mudanças do original.

Como nossas crianças ainda ficam envergonhadas quando estão no palco diante de muitas pessoas. Corria-se o risco de que as frases não saíssem conforme a proposta do jogral. Então ficou da forma acima. Mas para que as crianças não ficassem só no EU TE AGRADEÇO PAPAI! Pegamos figuras que correspondessem as frases ditas pela instrutora. Para que as crianças levantassem, conforme as frases ditas. E ficou lindo!!