26.8.10

A TRINDADE DE DEUS


PAI, FILHO E O ESPÍRITO SANTO


A TRINDADE DIVINA


A palavra trindade não aparece na Bíblia, mas isto não é motivo suficiente para descrer, na revelação de Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. A Trindade é apenas o nome da ciência que estuda esta revelação divina. Há um só Deus que existe como: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. A palavra Trindade quer dizer três em um só.

Em 1 João 5:7 diz: Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.

Em Mateus 28:19 diz: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.


A UNICIDADE DE DEUS

Examinando a Bíblia encontraremos:

  • Deuteronômio 4:39 - Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.
  • Deuteronômio 6:4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
  • Isaías 45:5 - Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te rodearei, ainda que tu não me conheças;
  • Romanos 16:27 - Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
  • 1 Timóteo 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

A Bíblia contém muitos versículos que provam a unicidade de Deus. Os acima são apenas alguns entre muitos.


DEUS REVELADO EM TRÊS PESSOAS


O único Deus verdadeiro, aparece claramente no Novo Testamento existindo em três pessoas divinas e distintas. Chamadas de Pai, Filho e Espírito Santo. Cada uma destas divinas pessoas aqui possui suas próprias características pessoais... Contudo as três pessoas são iguais no Ser, no Poder e na Glória: cada uma sendo chamada de Deus (Jo 6:27; Hb 1:8; At 5:3-4); cada uma possuindo todos os atributos.


DEUS, O PAI

O Pai é a primeira pessoa da Trindade. Ele é Deus.

  • “... Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rm 1:7)
  • “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4:6)
  • “Toda via, para nós há um só Deus, o Pai de quem são todas as coisas e para quem existimos...” (I Co 8:6)
  • “... porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo” (Jo 6:27)


DEUS, O FILHO

O Filho, Jesus Cristo, é Deus. A segunda pessoa da Trindade.

  • “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Is 9:6)
  • “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E ele será chamado pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mt 1:23)
  • “Deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus Bendito, para todo o sempre. Amém” (Rm 9:5)
  • “No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens. E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:1-4,14).

Todas as seitas que negam a divindade de Jesus, dizem que Ele foi criado. Um dos atributos divino de Jesus é que ele é Eterno. Significa dizer que sempre existiu, nunca fora criado, e sempre existirá. Os versículos acima são o bastante para provar a divindade de Jesus, que Ele é Deus.

O próprio Jesus declarou: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30)


DEUS, O ESPÍRITO SANTO

A terceira pessoa da divindade é o Espírito Santo. E Ele é revelado como uma pessoa divina. O Espírito Santo é mencionado nas Escrituras como: espírito de Deus, espírito do Senhor, Espírito, etc.


O Espírito Santo é uma pessoa. Disse Jesus:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece: vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:16,17,26).

Observe os textos a seguir, pois todos eles falam de ações feitas pelo Espírito Santo como alguém que age no campo da experiência humana. Mostram o Espírito Santo sendo tentado, enviando obreiros, impedindo viagens, fortalecendo, intercedendo, concedendo dons, revelando acontecimentos futuros, etc.


Sendo tentado:

“Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.” (At 5:9)

Enviando obreiros:

“Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” (At 13:4)

Impedindo viagens:

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia” (At 16:6)

Revelando acontecimentos futuros:

“Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações” (At 20:23)

Intercedendo:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8:26,27)

Concedendo dons:

A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria: e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento: a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza estas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente” (I co 12:7-11)

O Espírito Santo na criação, assim como o Filho:

“A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn 1:2)

Sendo chamado de Senhor:

“Ora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Co 3:17,18)


O Espírito Santo é Deus em nós:

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3:16)

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6:19)

“No qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no espírito” (Ef 2:22)

É importante nós sabermos que o Pai não é o Filho e nem o Espírito Santo, Ele é Deus. Que o Filho não é o Pai e nem o Espírito Santo, ele é Deus. Que o Espírito Santo não é o Pai e nem o Filho, Ele é Deus.


Conclusão

Neste estudo ficamos sabendo que a Bíblia ensina a Trindade. A Trindade é Bíblica. Há um único Deus revelado em três pessoas distintas uma da outra. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Todavia, o Pai não é o Filho e nem o Espírito Santo; o Filho não é o Pai e nem o Espírito Santo; o Espírito Santo não é o Pai e nem o Filho.


Fonte: www.icpbrasil.com/artigodefe/trindade.pdf

ATIVIDADE - TRINDADE DE DEUS