1.9.10

IDOLATRIA

IDOLATRIA I

Idolatria é adorar a criação em vez do Criador.


Os mandamentos proíbem que adoremos ídolos ou imagens. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-4 “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”

A idolatria, sem dúvida alguma, é um dos piores pecados que o homem pode cometer. É uma rejeição do Deus que nos criou e que merece todo louvor e respeito. Mesmo assim, observamos o crescimento de religiões pagãs e ouvimos, de vez em quando, da conversão de pessoas “cristãs” a tais crenças. Paulo falou com insistência quando disse “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).


Na sua carta aos romanos, o mesmo apóstolo sugere a primeira linha de defesa contra a idolatria.
“...porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis” (Romanos 1:21-23). Quando deixamos de glorificar a Deus, e esquecemos de lhe agradecer, tomamos passos perigosos na direção de pensamentos loucos e até de idolatria.


Encontramos um exemplo dessa tendência no deserto de Sinai. Sabemos que os israelitas, poucas semanas depois de serem libertados da escravidão egípcia, caíram na idolatria e adoraram os bezerros de ouro que Arão lhes fez (Êxodo 32). Mas o problema não começou naquele dia triste. Durante a jornada do Egito ao monte Sinai, o povo repetidamente se mostrou ingrato. Murmuraram sobre água (Êxodo 15:24; 17:2-3) e sobre comida (Êxodo 16:2-3,8-9). Não deram a Deus a devida adoração. Não mostraram a gratidão apropriada. Dessa maneira, tomaram passos decisivos para a idolatria.

Ingratidão e irreverência se encontram numa lista de pecados terríveis (2 Timóteo 3:2). Quando deixamos de honrar a Deus como a fonte de todas as nossas bênçãos (Tiago 1:17), corremos um grande risco de esquecer totalmente do nosso Criador, Sustentador e Salvador.

Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/esc11_04.htm



IDOLATRIA II


Culto a ídolos, amor demasiado.

Podemos definir idolatria em um sentido mais abrangente, como qualquer dedicação ou amor excessivo prestado a alguém ou algo sem ser Deus; em outras palavras: colocar Deus em segundo plano.



Idolatrar se refere ao reconhecimento público dado aos “deuses”, ou ainda ao reconhecimento público de que algo é mais valioso do que Deus para uma pessoa, ainda que muitas vezes não declare isso, mais os seus gestos demonstrem.

Desenvolvimento:


1ª Parte


A adoração aos ídolos sempre foi algo condenado por Deus. Ainda no antigo testamento vemos como esta prática é abominável aos olhos do Senhor e como o povo de Israel sofreu com este pecado, que para os judeus, era considerado como origem de muitos outros males. O apóstolo Paulo confirma este pensamento ao escrever sua epístola aos romanos falando no capítulo 1 sobre a depravação dos gentios (Rm 1.18-32).


A idolatria é condenada veementemente também no novo testamento; para os cristãos dos primeiros séculos os ídolos nada eram, no entanto quem os adorava fazia a vontade dos demônios (ICo 8.4-13 , 10.19-21).


Quando falamos em idolatria logo pensamos na adoração de ídolos ou coisa semelhante, pensamos também nos ímpios idólatras que não conseguem enxergar que seus ídolos não servem para nada. Quando lemos Gálatas 5. 20 aprendemos que a idolatria é uma obra da carne; mais será que Paulo estava escrevendo para ímpios? Certamente que não!


Como servos de Deus devemos estar atentos para a idolatria em suas mais variadas faces, pois em um sentido mais abrangente, como já vimos, idolatria não é apenas ajoelhar-se diante de um ídolo qualquer, veja a advertência que o apóstolo Paulo faz em I Co 10. 1-13.


2ª Parte



Crentes idólatras?


Infelizmente percebemos em nossas igrejas que a idolatria tem se infiltrado de um modo muito astuto; a carne tem falado mais alto na vida de muitos, e como no tempo antigo e também nos dias de hoje entre os ímpios, a idolatria arrasta consigo muitos outros problemas. Um crente idólatra causa problemas para si e para a igreja.



Observamos os seguintes tipos de idolatria na vida de alguns que dizem amar a Deus em primeiro lugar: Amor ao dinheiro, idolatria a determinado cantor, idolatria ao líder, idolatria à mulher, namorada, filhos, carro, etc...

O amor ao dinheiro:


Este problema é considerado por Deus como uma forma de idolatria.



Jesus comparou o dinheiro com um “outro deus” e afirmou ser impossível ama-lo e amar ao dinheiro ao mesmo tempo (Mt 6. 24).


Na epístola aos Colossenses, no capítulo 3, versículo 5, Paulo diz que toda espécie de avareza é idolatria.


A avareza é mencionada e advertida em passagens como: Rm 1.29; Ef 5.3; Hb 13.5 e II Pe 2.14.


O amor ao dinheiro é a causa da queda de muitos “cristãos” e Paulo orienta ao jovem pastor Timóteo para ter cuidado com estas coisas ( I Tm 6. 6-12).


Poderíamos citar muitas outras passagens, mais aqui fica o alerta dado por Paulo aos Coríntios: “... amados, fugi da idolatria...” ( I Co 10. 14).


Problemas advindos da idolatria ao dinheiro : O crente idolatra faz a sua igreja local sofrer, pois não gosta de contribuir e ainda induz os outros a fazerem o mesmo.


Além de sua vida espiritual estar indo “por água a baixo”, ele prejudica a comunidade com críticas constantes. O crente idólatra não percebe que o dinheiro para ele é mais importante do que Deus, e esquece do amor aos irmãos. A avareza torna o crente um verdadeiro “parasita espiritual”.



A idolatria aos parentes:



Colocar a mulher, filhos ou amigos, acima de Deus é uma forma de idolatria. Ninguém nos ama mais do que o Senhor; ter esse tipo de pensamento causa decepção e desgosto.Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. O amor ao Senhor deve ser o motivo de todas as outras formas de amor.


Jesus disse que aquele que ama mais os seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo (Mt 10. 37)!



Existem muitos irmãos que sob o pretexto de ganhar os seus parentes ou de dar atenção a eles, deixam de ir a igreja ou de produzir na casa de Deus; alguns abrem mão do seu próprio chamado. Atenção sem discernimento é pretexto para não se dedicar ao Senhor!


Não devemos ser “8 nem 80”, precisamos de sabedoria! A dedicação somente é errada quando a família começar a perecer, Deus ama a nossa família.



Problemas causados pela idolatria a parentes ou amigos : Entre outros, na igreja gera rebeldia, pois quando o pastor precisa repreender um parente, a pessoa toma partido e não aceita a correção.

Outros exemplos:

A) Amor aos bens materiais- Para Deus é loucura( Lc 12. 16-21).

Leva o crente à não amar aos irmãos, etc...


B) Idolatria aos cantores - Leva os mesmos a soberba.

Inversão de valores, ou seja, preferem seus ídolos à Palavra de Deus.

Investem nos seus ídolos ao invés de investirem na obra do Senhor.


Conclusão:


A idolatria é uma obra da carne que muitas vezes pode ser encontrada dentro da própria igreja local e por isso devemos vigiar para não sermos contaminados por ele, seja em qual for o seu aspecto. Qualquer vestígio de idolatria detectado em nossa vida deve ser eliminado pelo poder do Espírito santo.



Fonte: http://www.igrejasementedavida.com.br/docs/obrasefrutos/aula06.html

IDOLATRIA - ATIVIDADE